Airplanes and Dirigibles
Aeroplanos e Dirigíveis
 
 
 
 
L'aeroplane "Farman" - Mailed 1908 - France
 
 
 
 
L'aeroplane "Latham" - Mailed 1909 - France
 
     
 
 
 
La Ville de Paris (dirigible/dirigível) - Mailed 1910 - France
 
     
 
 
 
Morane's flight - Mailed 1911 - Ed. Ph. Bernard - Caen - France
 
     
 
 
 
"SANTOS-DUMONT n. 6" (dirigible/dirigível) - Mailed 1903 - France
 
     
 
 
 
Early Aviators - mailed 1917 - Switzerland
 
     
Alberto Santos-Dumont


Alberto Santos-Dumont (20 de Julho de 1873, Palmira, Minas Gerais - 23 de Julho de 1932, Guarujá, São Paulo) foi um engenheiro (apesar de não ter tido formação acadêmica nessa área) e pioneiro da aviação. Os brasileiros alegam que ele foi o primeiro a pilotar um avião, mas essa versão é ignorada pelo mundo aeronáutico que tem os Irmãos Wright como os detentores deste feito, em 17 de Dezembro de 1903. Todavia Santos Dumont foi o primeiro a cumprir um circuito pré-estabelecido sob testemunho oficial. Este aparelho, com o nome de 14 Bis, voou no Campo de Bagatelle em Paris, vencendo um concurso da época. O vôo, diante de uma multidão de testemunhas, percorreu cerca de 60 metros a uma altura de 2 a 3 metros. Este evento foi o primeiro vôo verificado pelo Aeroclube da França de um aparelho mais pesado que o ar na Europa, e possivelmente a primeira demonstração pública de um veículo levantando vôo por seus próprios meios, sem ser catapultado (isto não implica que vôos anteriores hajam sido catapultados, com exceção do malfadado vôo de Langley. O primeiro vôo dos irmãos Wright não foi catapultado como alegam alguns, mas correu em cima de carreta em trilhos sobre as areias de Kitty Hawk). O 14 Bis teve uma decolagem auto-propelida, e por isso Santos Dumont é considerado por parte da comunidade científica e aeronáutica e principalmente em seu país de origem, o Brasil, como o pai da aviação.
Herdeiro de uma família de cafeicultores prósperos, pôde se dedicar aos estudos da ciência e da mecânica vivendo em Paris. Ao contrário de outros aeronautas da época, deixava suas pesquisas como domínio público e sem registrar patentes.
A casa onde nasceu Alberto Santos-Dumont fica no Município de Santos Dumont, zona da mata mineira, a 240 km de Belo Horizonte e 220 km do Rio de Janeiro.O local foi transformado no Museu de Cabangu. Tambem em Petrópolis (RJ) existe o Museu de Santos-Dumont.

Fonte: Wikipedia - GNU Free Documentation License
 
Alberto Santos-Dumont

Alberto Santos-Dumont (July 20, 1873 - July 23, 1932) was an important early pioneer of aviation. Although he was born, grew up, and died in Brazil, his contributions to aviation were made while he was living in France.
Santos-Dumont described himself as the first "sportsman of the air." He designed, built, and flew a variety of balloons before developing the first practical dirigible balloons (i.e. airships.). In addition, he made the first fully public flight of an airplane, in Paris in October of 1906. That aircraft, designated 14 Bis or Oiseau de proie (French for "bird of prey"), is considered by many to be the first to take off, fly, and land without the use of catapults, high winds, or other external assistance. In comparison, Wright brothers did not make any public flights until 1908 with an improved Flyer presenting a considerably higher power-to-weight ratio. Thus, most Brazilians, as well as many others around the world, consider him to be the "Father of Aviation" as well as the inventor of the airplane.

Source: Wikipedia - GNU Free Documentation License
1906 - Centenário do vôo do 14 bis - 2006
HOME
 
 
 
Old Postcards from Brazil / Postais Antigos do Brasil
 
     
 
 
 
www.brazilpostcard.com.br